expressar a posse

24 Oct

1- Adjectivos possessivos:

  • Singular

eu: o meu / a minha
tu: o teu / a tua
você: o seu / a sua (formal, cortesia)
nós: o nosso / a nossa
vocês: o vosso / a vossa

  • plural

os meus / as minhas
os teus / as tuas
os seus / as suas (formal, cortesia)
os nossos / as nossas
os vossos / as vossas

ele/ela: dele, dela, deles, delas. ex: o livro dele, as canetas delas.

2- pronome possessivo: 

  • Singular

é meu/minha
é teu/tua
é seu/sua
é dele/dela
é nosso/nossa
é vosso/vossa
é deles/delas

  • Plural

são meus/ minhas
são teus/tuas
são seus/ suas
são dele/ dela
são nossos/nossas
são vossos/vossas
são deles/delas

3- Perguntar pelo possuidor:

– “Este livro é teu? / é seu? / do Jão? “

Sim é meu.
Não, não é dele. 

 Esta caneta é tua? Sim é minha

– “De quem é este livro?”” De quem são estas canetas?”

– “Estas canetas são tuas?” / “Estas são as tuas canetas?”

→Sim são as minhas canetas.
Sim, essas caneats são minhas.
Sim são minhas.

Leave a Reply

